Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

segunda-feira, março 17, 2008

Ponto 4 - Considerações Cinematográficas / Literárias

"[...] Todas as versões anteriores eram impiedosas. Mas agora já não sei de que serviria tentar, por exemplo, convencer os meus leitores, directa ou indirectamente, de que Robbie Turner tinha morrido de septicemia em Bray Dunes a 1 de Junho de 1940, ou que Cecilia tinha sido morta em Setembro desse ano no bombardeamento que destruiu a estação de metro de Balham. Que nunca os vi nesse ano. [...] Como poderia isso ser um final? Que sentido, esperança ou satisfação poderia um leitor tirar de um relato assim? Quem estaria disposto a acreditar que nunca mais se tinham encontrado, nunca tinham materializado o seu amor? Quem estaria disposto a acreditar, a não ser por um realismo insuportável? Não podia fazer-lhes isso. Estou demasiado velha, demasiado assustada, demasiado apaixonada pela vida que me resta. Tenho pela frente uma maré de esquecimento e depois a escuridão total. Já não tenho a coragem do meu pessimismo.[...]"
Ian McEwan, Expiação, Gradiva, pp. 347-348.
 
Counter
Counter