Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

domingo, março 30, 2008

Amor nos Tempos de Cólera

Baseado na obra de Gabriel Garcia Marquez, o filme de Mike Newell transporta para a tela a vivacidade e a magia da escrita do célebre escritor. O espectador sente-se numa vertigem que o transporta da beleza da imagem à maravilha das letras e o obriga a esquecer o mundo à volta até entrar na história que se desenrola no ecrã à sua frente...
O poeta e funcionário dos telégrafos, Florentino Ariza, apaixona-se por Fermina Daza, filha de um comerciante rico. A paixão entre os dois vai-se alimentando através da troca de cartas apaixonadas, até que o pai da rapariga descobre a relação e separa os amantes.
Passam-se anos, Fermina casa com um jovem médico responsável pela cura das várias ondas de cólera que afectavam a cidade de Cartagena. Nascem filhos desse casamento, mas Florentino, que entretanto enriquecera, nunca a esquece e espera pacientemente que ela fique viúva para voltar a declarar-lhe o seu amor. Apesar de todas as mulheres com quem se relaciona ao longo da vida, Florentino nunca deixa de amar Fermina.
É uma bonita história de amor que mostra que a espera pelo amor verdadeiro pode ser recompensada. Trata-se também de um retrato de uma época e de uma cultura que proporciona momentos de riso hilariante. Afinal é assim a vida, uma mistura perturbadora e mágica de riso e sofrimento.
A não perder pelo espírito romântico, pelo excelente desempenho de actores como Javier Bardem, pela qualidade da imagem e do argumento, pela beleza da música e pelo divertimento emocionado que proporciona.
 
Counter
Counter