Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Sim? Não? Abstenção...?

No anterior referendo votei não. Desta vez era adepta do sim, mas confesso que agora não sei! Não seria capaz de o fazer, mas será justo penalizar quem o faz? Não falo apenas da pena de prisão, falo também, e se calhar principalmente, da discriminação de que as mulheres que decidem abortar são vitimas, das condições humilhantes e degradantes a que ficam expostas, dos perigos que correm e nos quais envolvem a família. E de repente parece que sou pelo sim! Porém, o sorriso babado daquele bebé redondinho, hoje de manhã no comboio, faz-me amolecer o coração (onde até nem existe grande espírito maternal) e afinal já sou pelo não.
Conheço quem já tenha cometido o "crime" e compreendo as razões que a isso conduziram. Admito que me bateria contra qualquer espécie de castigo ou constrangimento causado a essas pessoas. No entanto, sabemos todos que há espíritos ignorantes que vão usar a despenalização (caso venha a ser aprovada) como método contraceptivo.
E também conheço quem tudo faça para ter um filho. Conheço o sofrimento gigante de quem já sofreu a perda de um filho. Conheço pais que amam, filhos que sofrem, pais que não o sabem ser e filhos que são os mais felizes do mundo. Conheço argumentos pelo sim, conheço argumentos pelo não... O que eu não conheço é a melhor decisão, porque nenhuma me completa e, contudo, a questão diz-me respeito, enquanto cidadã, enquanto mulher, como filha e como possível futura mãe.
Como não há um "nim" no boletim de voto...

3 Comments:

  • At 4:16 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Este e um dos comentarios mais fantasticos que ja alguma vez publicaste ,parabens,econtinua a escrever assim. N

     
  • At 5:21 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Felizmente há posições destas, de seres que pensam e que têm dúvidas, que não sabem as respostas todas, que não têm as certezas todas, e que têm de reflectir sobre todos os lados, sem a arrogância de quem tem a posse da razão. Acho que sei qual o meu voto, que não se alterará desde o outro referendo (e foi diferente do teu), mas não tenho menos dúvidas por isso. Ouço todos os argumentos, descarto uns, abomino outros, guardo alguns para mim. Passo por aqui de vez em quando e respiro de alívio por pensar que há pessoas que têm dúvidas, como eu, e que conseguem pensar, sem fanatismos nem discursos fáceis. h.

     
  • At 9:08 da tarde, Blogger Kika said…

    Obrigada N. pelo elogio e pela amizade. Bjinhos

    H., agradeço os elogios e fico feliz por sentires o que quer que seja de bom, neste cantinho. Conto com mais visitas tuas. E também acho que ter dúvidas é que é normal, ninguém é dono da verdade absoluta. Bjinhos

     

Enviar um comentário

<< Home

 
Counter
Counter