Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

domingo, novembro 18, 2007

Depressão de domingo à noite!

Que outro nome lhe posso dar senão depressão de domingo à noite??? Talvez depressão de domingo à tarde, porque no meu caso ela começa logo após o almoço do dia da missa (não é que eu vá... se calhar é por isso!). Todos os domingos, sou invadida por este sentimento de frustração. Revejo a semana que passou, os êxitos e/ou fracassos que alcancei e não me consigo animar. Penso no tal do fim-de-semana, nas coisas boas e nas menos boas, mas a falta de animação continua. O final do ”fim-de-semana” traz-me sempre angústia, frustração e um início de ansiedade, à qual não sei atribuir uma razão plausível. Nem é pelo início de mais uma semana de trabalho. Este, pelo menos, tem o dom de manter a minha cabeça ocupada e de não me fazer pensar na vida que até nem é uma vida angustiante nem tão pesada que mereça ser assim avaliada em contexto depressivo. Eu sei bem disso. Mas então porquê este sentimento estranho, este aperto no peito, esta sensação de perda, esta quase vontade de chorar?
Quando a alma dói por algum motivo, essa sensação ganha contornos inexplicáveis e gigantescos, ao domingo. E as alegrias? Parecem ser "esquecidas" ou, pelo menos, escondidas porque não as sinto dessa forma. Porque é que estes traumas me assolam sempre no final de Domingo? Que tem ele de tão especial? Alguém me disse que devia ver o final de domingo como um dia a menos para a chegada de um novo fim-de-semana. Também já me disseram que se sei que vou entrar em colapso, posso prever a crise e evitá-la. Como?
Já tentei pensar só em coisas boas e bonitas. Recordar os sóis do fim-de-semana. Reanimar a boa disposição de sexta-feira. Fazer só coisas que me agradem. Não trabalhar (ou em tentativas mais agudas de cura, não "fazer a ponta de um corno"). Entupir-me de chocolates. Vegetar em frente ao televisor. Nada! O resultado é nulo! A angústia, a crise de ansiedade continua. É quase uma falta de ar, uma vontade irrepremível de qualquer coisa que não sei o que é.
Será que existem antidepressivos para tomar só aos domingos de manhã???
 
Counter
Counter