Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

sexta-feira, outubro 19, 2007

A Vida Interior de Martin Frost

Numa sala com apenas 3 pessoas, revivi a sensação de "gastar" a hora de almoço para ir ao cinema avec moi même.
O filme de Paul Auster foi filmado em Portugal, na zona de Sintra, mas vale bastante para além disso. Conta-nos a história de Martin Frost, um escritor em busca de descanso, que decide refugiar-se na casa de campo de uns amigos, onde conhece Claire. Esta misteriosa mulher ilumina-lhe os dias e fá-lo apaixonar-se.
Enquanto vivem esse novo romance, Martin inicia uma nova história, cuja escrita avança rapidamente, até que percebe que, à medida que esse trabalho avança, Claire vai morrendo. Ela é a sua musa inspiradora e quando o trabalho estiver concluído, Claire morrerá.
A partir daí a vida de Martin transforma-se num jogo contra "eles" (os líderes das musas ?) de forma a conseguir manter viva e a seu lado a mulher/musa que ama.
É um enredo subtil, filmado de forma lúcida e límpida. As interpretações são muito boas. A importância dada à captação dos sons da natureza e de algumas imagens naturais transforma o filme num espaço quase zen... impossível não sentir tranquilidade, apesar de estarmos a acompanhar o drama romântico da personagem.
Saliente-se a beleza dos espaços (escolhidos de forma a serem universais) e algumas cenas mais cómicas (a minha escolha vai para o momento anti-Bush, em que a critica é explícita e divertida).
A ver, rapidamente. Está em poucas salas por não ser "comercialóide" e deve sair do cartaz bem depressa, pelos mesmos motivos.
 
Counter
Counter