Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

domingo, setembro 03, 2006

Impressões de viagem V






Uma vez na ilha lilás, nome dado à ilha Terceira, provavelmente por causa das estradas bordejadas de hortênsias em todos os tons de lilás (não confirmei este dado, deduzi-o, podendo, por isso ser falso), há várias coisas que não devem deixar de ser feitas. O percurso Angra a Pé permite conhecer os locais e monumentos de maior interesse em Angra do Heroísmo. Sugiro uma ida ao posto do Turismo para pedir um mapa (gratuito) e façam-se à estrada (contem com muitas subidas, mas alegrem-se... em sentido contrário, são a descer). Desta forma irão conhecer a Sé de Angra, a baía (onde se encontram afundados mais de 300 navios; não esqueçamos que os Açores eram ponto de paragem obrigatório para os navios das Descobertas), o Museu de Angra, a Igreja da Misericórdia, o Palácio Bettencourt, o Hospital da Boa Nova, a Praça Velha, a Igreja da Conceição, o Convento de S. Gonçalo, a marina...
Assistir a uma tourada à corda é quase obrigatório. Os terceirenses fazem gala das suas touradas e dão pouco uso à Praça de Touros. A paixão pelas touradas de rua (espécie de largadas de touros, em que o animal está amarrado a uma corda) cria inclusivamente rivalidades entre os dois concelhos da ilha, que se "disputam" até em número de touradas.
Dar um passeio de barco também é uma excelente ideia (desde que não se enjoe, claro!), mas mesmo com o enjoo, vale a pena. A perspectiva que se tem da ilha é maravilhosa e passar de barco entre os ilhéus das Cabras é avassalador. O homem sente-se reduzido à sua verdadeira insignificância. Quem gostar de pesca, pode passar umas boas horas.

Toda a zona portuária e da marina, em Angra, parece actualmente um estaleiro de obras o que não abona nada em favor da cidade. Seria bom "limpar" a zona e dar-lhe um ar mais catita. Para isso contribuiria, sem dúvida alguma, a construção de um suposto hotel, do qual ouvi falar, mas que ainda só dispõe de fundações. Caso a ideia do hotel esteja posta de lado, então faça-se outra coisa qualquer, mas melhore-se a zona que, de momento, destoa da beleza do resto da cidade.
 
Counter
Counter