Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Impressões de viagem... II

As pessoas são simpáticas, educadas e afáveis, pelo menos com quem "não é de cá" e apenas vai pedindo informações de turista. O mar é presença constante e para onde quer que se vá a vista anseia e procura nesgas de azul. Esse azul água que permite o sonho, mas que também prende o corpo, impedindo-o de "fugir" daquele exíguo pedaço de terra.

Há três cores que dominam a ilha: o azul do mar, o verde da serra e o negro da rocha. Este último, nalguns locais, assume proporções assustadoras. No local dos Biscoitos (nome de uma zona balnear da ilha)experimentei esse desconforto. A praia é constituída por uma estrutura em cimento que substitui a areia (há apenas 2 ou 3 praias com areia, na ilha) e que atravessa labirinticamente a rocha e entra pelo mar. A pedra é tão escura que escurece o brilho da água cristalina e faz lembrar uma massa muito espessa de onde sairão biscoitos de massa areada (daí vem o nome da localidade).

A ilha é rica em pontos altos de onde se podem apreciar paisagens de cortar a respiração. O ideal seria reservar um dia e ir de mapa em punho apreciá-los e fotografá-los a todos.
O Monumento aos Descobrimentos, no Monte Brasil, para além da vista permite observar a bateria anti aérea aí instalada aquando da Segunda Grande Guerra.
Na Praia da Vitória, o Monte de Santa Rita também proporciona vistas fantásticas (aconselho a que também se faça uma visita nocturna ao local, altura em que o mesmo muda de nome, segundo o guia particular ao qual tive direito... ).
Na principal cidade da ilha, Angra do Heroísmo, é obrigatório subir à Memória. Um monumento em forma de pirâmide erigido "à memória" da presença do rei D. Pedro IV, na ilha. Este monumento assinala também o local onde séculos antes se mandara construir a primeira fortaleza do arquipélago. Foi totalmente destruido aquando do terramoto de 1980 (bem como uma boa parte da ilha), mas foi reconstruído, mantendo a traça original.
 
Counter
Counter