Coisas Doces

Nada melhor que um cartucho de coisas doces para adoçar a vida que, sendo adocicada, resvala por vezes para becos salgados, ácidos e até mesmo amargos.

terça-feira, agosto 14, 2007

Dublin II




O dia amanheceu com sol, apesar de o casaquinho ser indispensável. Aproveitámos para começar a explorar a cidade.
Dublin está dotada de uma rede de autocarros eficaz que permite deslocações fáceis. Lá fomos num bus de dois andares, onde se deve cumprimentar o motorista com simpatia, até ao city centre. A partir daí partimos à aventura. Duas gajas e um mapa e seja o que Deus quiser! Não nos perdemos e fomos onde queriamos. Começámos pelo percurso espiritual: St. Patrick's Cathedral e Christ Church Cathedral. Ambas relativamente próximas uma da outra, o que é estranho, mas facilita o percurso turístico.
St. Patrick's Cathedral (1ª foto): conhecida pela "catedral do povo", é o símbolo da igreja protestante na Irlanda e situa-se no local onde se diz que St. Patrick terá convertido os cristãos pelo baptismo, em 450. Erigida no séc. XIII e várias vezes reconstruída foi acompanhando a história da cidade, ao longo do tempo. No seu interior podemos encontrar uma variedade imensa de coisas: lápides celtas, estátuas de personalidades várias (escritores, figuras históricas, deões da catedral, músicos, etc...), sepulcros, placas comemorativas. Destacam-se a Capela da Virgem, o Coro, o orgão e a Porta do Capítulo (esta assinala o desfecho amigável da contenda entre o Conde de Ormond e o Conde de Kildare, em 1492).
O espaço é interessante, mas está excessivamente cheio de "coisas" para além de se ter transformado numa autêntica loja. A entrada é totalmente ocupada por aquilo que mais parece ser uma loja de souvenirs. Perde-se a noção de que se trata de um local religioso.
Christ Church Cathedral (3ª foto): Construída no séc. XII, no local onde fora demolida a primeira igreja de Dublin (em madeira), esta catedral esteve sob a alçada da igreja protestante e ainda hoje, em conjunto com a St. Patrick's Cathedral, continua a ser utilizada pela Igreja da Irlanda. Destacam-se a nave principal com 25 m de altura e arcos góticos, a capela de St. Laud, o Coro e a Lady Chapel. Muito interesante também é a cripta que se estende sob quase todo o edifício. Aí podemos apreciar uma pequena exposição de objectos litúrgicos, entre outros.
De destacar também a Ponte para o Synod Hall (construção posterior que completa o edifício e que alberga a Dublinia, uma recriação medieval de Dublin, a partir de meios audiovisuais).
 
Counter
Counter